Carta Aberta ao Sr.Presidente da República

um comentário

Excelentíssimo Senhor

Presidente da Republica Portuguesa

Professor Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa

Assunto: Encerramento do Centro de Dia de Vila Facaia, contra a vontade expressa dos utentes e povo de Vila Facaia – Pedido de intervenção da Presidência da República para defender os interesses e serviços à população

Dirigimo-nos a Vossa Excelência solicitando algum tipo de intervenção ou apoio para evitar o encerramento deste serviço em Vila Facaia, como deverá saber, tão afectada pelos incêndios em Junho 2017, e, naturalmente, com uma população envelhecida que cada vez mais necessita deste tipo de infraestruturas e serviços de apoio.

Este Centro de Dia de Vila Facaia, pela urgente necessidade, foi uma obra conseguida pelo esforço da própria população, em 1996, e pela Junta de Freguesia de Vila Facaia que comprou terrenos. Houve também donativos de oferta de materiais de construção por um comerciante do sector da construção da zona.

O Centro de Dia de Vila Facaia, propriedade da Junta de Freguesia de Vila Facaia, que iniciou actividade a servir 6 utentes, e, actualmente serve 10 utentes, é um monumento à união e força de vontade do povo Pedroguense e de Vila Facaia, e está em risco iminente de ser encerrado definitivamente pelo seu explorador, a Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, tendo sido necessária uma rápida intervenção, há alguns dias, de elementos da Junta de Freguesia de Vila Facaia e da população, para evitar o retirar de equipamentos do interior do Centro de Dia para assim acelerar o seu encerramento.

A justificação que nos é dada pela SCMPG é a despesa elevada, e que podem transferir os utentes para o seu centro de dia na Graça, que se localiza a 5km, mas sabemos que foram feitas diligências para que o C.D. de Vila Facaia, fosse doado pela JFVF à SCMPG, tal como aconteceu no caso do C.D. da Graça, há vários anos atrás. Não foram oferecidas quaisquer garantias que o Centro se irá manter aberto enquanto necessário. A população e Junta de Freguesia de Vila Facaia têm recusado esta proposta da SCMPG, e esta é a resposta a essa recusa.

Como antecedente, temos o Centro de Dia da Graça que tinha também sido construído pela população, que o terreno até tinha sido doado por locais à junta para construção de uma capela (mas ao invés foi construído um centro de dia, visto que existia maior necessidade deste). Após uns anos, foi tudo doado à SCMPG. Hoje este C.D da Graça, serve apenas 6 utentes, em comparação com o C.D. de Vila Facaia.

Temos também conhecimento que a Câmara Municipal de Pedrógão Grande, anualmente, transfere fundos de apoios sociais para a SCMPG e para os Centros de Dia, além do mais, os relatórios de despesas da SCMPG, demonstram que o saldo negativo do Centro de Dia de Vila Facaia é bastante inferior (menos de metade) do centro de dia da Graça, dificultando ainda  mais a nossa compreensão sobre o cenário que nos é colocado.

Correm, de momento, abaixo-assinados pela população em Vila Facaia, nas instalações da Junta de Freguesia, assim como por via digital, petição pública online.
Em baixo, o comunicado oficial que foi passado à população pela JFVF:
image.png
FONTE: Freguesia de P.Grande

Assim como o último relatório de Gestão, de 2017, pela Santa Casa da Misericórdia de
Pedrógão Grande:

image (1).png
FONTE: Relatório de Gestão de 2017

Pelo exposto, vêm estes cidadãos, através do Movimento Cívico Não Nos Calamos, aqui
representado por mim, solicitar a V.Exa. a providenciar as diligências possíveis que permitam ajudar a impedir o encerramento deste centro.

De V Exa

Atenciosamente,

Cristina Miranda

Anúncios

1 comentário em “Carta Aberta ao Sr.Presidente da República”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s