Marcelo, o Presidente Bacalhau

Nenhum comentário

Diz-se na gíria que um bacalhau asseado, limpo e bem lascado é saboroso e farto. Marcelo entra como uma luva nestes pergaminhos, toma banho, nada, muda de calções para as câmaras captarem a sua masculinidade- muitas vezes peludo outras lascado de modo a que os seus antigos caracóis do peito pareçam linguados- enfim, todo um conjunto de panóplias bem feitas, para que o Chefe Supremo das Forças Armadas, pareça mais respeitado ao olhar dos seus pupilos e para que exerça, de modo mais salgado, as suas funções afectuosas de Presidente- que tão bem as usa, diga-se de passagem- para, uma vez mais, a mão invisível do poder de Marcelo se reforce a cada ano que passe e condicione os destinos do governo social-comunista de António Costa.

Destino esse que não só dependeu de um arranjinho de última hora, para cumprir os desejos profundos da maçonaria e da Oligarquia de Lisboa que queria Passos Coelho fora do barco, mas como hoje depende cada vez mais da conjuntura macroeconómica envolvente. A próxima crise económica será relevante para o destino do Governo de Costa , Centeno mudou o discurso, Costa ás vezes salta a cerca, mas rapidamente volta para o ponto de partida. Todos os comuns mortais sabem que o Primeiro-Ministro não tem a habilidade necessária para lidar com problemas que são de responsabilidade máxima, ou que exijam decisões que sacrifiquem a sua popularidade. Costa move-se à base do cinismo e da demagogia, o seu ar arrogante e autoritário quando se perdem, a sua enorme fragilidade revela-se perante todos, o de ser um político banal.

Marcelo, mais do que ninguém, sabe disto. Quem conhece o Presidente da República ou acompanha o seu percurso há anos, sabe que Marcelo(como já tenho dito neste espaço), como todos os defeitos que tem, é um génio táctico na política quando não baixa a guarda. O nosso Bacalhau de Belém, tem experiência que baste para perceber que ter um ex-aluno na governação executiva do País não quer dizer que este mereça abraços, calções de banho grátis ou um pão de queijo com marmelada- acho que Marcelo gosta disto- Marcelo, fará de tudo para proteger a sua imagem impoluta de Presidente com autoridade dos Portugueses, porque Marcelo foi eleito, Costa não, exige legitimidade eleitoral, uma arma que torna Costa fraco e uma presa fácil perante as garras de Marcelo.

Deixar cair António Costa não é uma ciência oculta, um político é antes de tudo um ser humano, tem fraquezas, Costa com o seu sorriso cínico habitual parece uma barreira intransponível, mas a criação de máscaras para ocultar os pontos fracos é algo que Costa sabe fazer como ninguém. Não me tiram da cabeça que Costa é mais banal do que o que se pensa, é bastante básico no seu modo de pensar e tem um discurso sofrível a nível gramatical. Costa não sabe debater sem efectuar a táctica socialista do barulho. O que fará cair António Costa? Não, não é Rio, por mais que Rio ganhe as eleições sem maioria absoluta não terá hipóteses contra as esquerdas unidas. Para além disso, Rio não é alternativa a ninguém, socialismo contra socialismo poderá levar à fragmentação da direita e uma possível geringonça de direita, um cenário a estudar mas longe de acontecer.

Para Costa cair é dar corda ao mesmo, o egocentrismo de Marcelo tem que ser protegido, um Presidente que deu apoio ao governo mas que, em tempo oportuno avisou dos dissabores, descolam Marcelo das práticas de Costa, pelo menos na teoria política. A bancarrota de Costa tem que ser resolvida pelo mesmo, se queremos o socialismo português no caixão a alternativa mais fiável é essa, deixar o outro bacalhau marinar, mas desta vez por um período de tempo longo. O Presidente Bacalhau, desta vez na posição de chefe, tem uma palavra a dizer. Marcelo, o discípulo de maquiavel tem o caminho aberto para ficar na história como o garante democrático contra o social-comunismo do pior governo da democracia portuguesa, ou, por outro lado, como o seu principal “motivador” e assim sairá pela porta pequena.

Cabe ao troca calções mor do reino escolher.

Mauro Oliveira Pires ( Sigam me no Facebook para uma maior interacção)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s