Donald Trump Ganhou, temos pena!

um comentário

O Presidente dos E.U.A é um caso de estudo tremendamente peculiar, se, por um lado, despertava no meu caso mais particular uma indiferença bastante subtil, na campanha eleitoral norte-americana, com certas atitudes a levarem me a ponderar se quer ouvir qualquer discurso seu, o tempo passou e não passou só por mera ordem cronométrica e temporal por si só, Trump tem estaleca, tem calo, tem vivência, são 70 anos vividos à mais alta rotação é empresário, recebeu dinheiro para o inicio da sua carreira, mas os lugares comuns da vida e os buracos adjacentes não permitiram que o actual Presidente da maior economia do Mundo se desviasse do seu caminho.

Trump tem uma personalidade única, sabe transparecer para fora o que ele quer, se o ambiente exige que ele se transforme e que tenha de transparecer um “estúpido”, especialmente perto dos burocratas europeus, Trump fá-lo como ninguém, é uma arma negocial de Trump, quem é empresário e lida com o pagamento de salários, com o risco e com a transformação estrutural dos negócios a longo prazo sabe que a prática eterna do bluff nunca passa da moda. Se todos acham que ele, o Donald(ele gosta que lhe chamem assim…), é parvo, ele gosta, pois assim todos baixam a guarda, vão na conversa da sereia e caiem nas redes do pescador.

Trump que é um Business man, sabe perfeitamente que a expansão de uma Economia, que a expansão de um pequeno negócio ao maior, depende na correlação directa positiva do crescimento/expansão dos mercados quer onde se inserem, quer dos externos. Ninguém gosta de tarifas, muito menos Donald Trump, mas a única maneira de as eliminar era mostrar que as mesmas eram más, por mais que as 5.000 páginas de regulação europeia o digam, a União Europeia como um todo continua com uma pauta aduaneira comum aos produtos americanos, a hipocrisia Europeia no seu melhor.

Donald aproveitou-se da situação, lançou o caos, dominou e depois colocou em cima da mesa o que verdadeiramente queria, eliminar tarifas para uma verdadeira concretização do comércio livre. Jogada de mestre? Dom João II(Rei Português), ficaria contente.

Mais uma vez, quem não veio da formatação política quer das juventudes políticas, quer dos Partidos em si, traduzindo por outras palavras menos ostracizantes, o tacho, tem que aprender como se negoceia, para além disso, tem que aprender a pagar salários e a pagar impostos(não é que goste deles..)? Não! Trump é um Self Made Man! Colocou nos sapatos os políticos “profissionais” da cartilha(pardon my english).

O acordo de paz com a Coreia do Norte e com o seu “Rocket Man”, chegaram a bom porto, mas logo a imprensa socialista diz que é fogo de vista. Se fosse o inteligentíssimo, o santíssimo, o grande e Amado líder Barack Obama, esse sim, o acordo era mais credível, era de cimento, era de uma dignidade à Ferro Rodrigues! A dor de cotovelo do sistema ter como líder do Mundo livre uma pessoa que não tem avental faz lhes comichão. Comprem fenistil.

Mauro Oliveira Pires

 

Anúncios

1 comentário em “Donald Trump Ganhou, temos pena!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s