Marcelices

2 comentários

Mais marcelisses

O Marcelo diz estar “vexado” , muito incomodado até, com o que aconteceu na academia do SCP, e tudo indica, não irá estar presente no jogo da Taça de Portugal, porque, segundo dizem, não quer ser visto ao lado do presidente do SCP, Bruno de Carvalho.

Podia fazer algum sentido esta posição do Marcelo, não fora tudo isto vir de alguém que até hoje, nunca se disse sentir vexado por Duarte Lima, Isaltino, Dias Loureiro, Oliveira e Costa, José Sócrates, Armando Vara, Manuel Pinho, Penedos pai e Penedos filho, só para mencionar alguns, e até hoje nunca se disse arrependido nem sequer incomodado por em tempos, não muito distantes, ter estado sentado ao lado de todos eles.

Nunca até hoje, disse sentir-se vexado, com Ricardo Salgado, pessoa com quem chegou a partilhar férias e convivência de muita proximidade, nem o mínimo incómodo, por ter estado sentado ao lado daquele que é o maior ladrão burlão, autor da maior fraude financeira e económica, de que há memória neste país.

Desde a sua tomada de posse nunca lhe ouvimos dizer que se sente vexado, incomodado, com os brutais níveis de corrupção, o nepotismo, a incompetência, a impunidade, que grassa na política, nos governos, dentro da máquina do Estado.

Sobre esta matéria, as únicas palavras que lhe ouvimos dizer, foi que: “não entra em populismos”. Sim ouviram bem, o rei do populismo recusa assumir frontalmente o grave problema da corrupção entre políticos, governantes e dentro do Estado, alegando que fazê-lo, seria “populismo”.

Desde juízes, militares, polícias, serviços e servidores públicos, não há uma área do Estado que já não tenha dado sinais e sintomas de ter sido tomada pelos tentáculos da corrupção, de tal forma profunda que já são os próprios alicerces da democracia a apresentar sinais de profunda corrosão. Mas sobre isto, Nem um vexame, um incômodo uma palavra.

Nunca o ouvi dizer que se sente “vexado” e incomodado com os incompetentes autores do actos de incompetência, grosseira negligência criminal até, que causaram mais de 100 mortos em Pedrógão, e que ele mesmo andou a ajudar a esconder do povo português. Sobre isso, tb nem vexame, nem incômodo, nem uma palavra.

Tb não lhe ouvimos uma palavra de incômodo nem sentimento algum de vexame quando o Costa abandonou o país para ir de férias, enquanto vastas áreas do território ardiam descontroladamente, e morriam portugueses carbonizados, pelas chamas, e pela incompetência e incúria de quem governava,

E eis que subitamente, lhe despertaram os sentidos, e passa a sentir-se “profundamente vexado e incomodado” com uns desacatos que meia dúzia de garotos foram fazer a um campo de treinos de futebol, basicamente por causa de uma bola ter ou não ter entrado numa baliza.

,E de imediato, o Marcelo decreta que o culpado de todos os males da nação, é o Bruno de Carvalho, e não o nojo da classe política – ele incluído – que nos têm andado a governar ao longo dos últimos 44 anos. Tão conveniente.

Sobre Bruno de Carvalho, confesso, é pessoa por quem não nutro qualquer simpatia, quanto mais não seja porque sou benfiquista, mas tb porque não lhe aprecio o estilo, nem a postura, que considero não ser a melhor forma de comunicar.

Porém, apesar da sua errada forma de comunicação, estilo e postura, o conteúdo do seu discurso, muitas vezes tem estado correcto. está errado. Muitas têm sido são as vezes, em que fala o que deve ser dito.

Será pois uma mera questão de forma e de estilo, o maior maior pecado de BdC. Mas sejamos sérios, no mundo da bola, BdC não é caso único. Há outros iguais ou até piores, e que andam por lá há muito mais tempo.

Questões de clubística à parte, e regressando à análise da postura do PR que diz não querer estar sentado ao lado de Bruno de Carvalho. Pois muito bem, se é essa a sua decisão, então justifica-se perguntar o porquê.

O Bruno matou alguém, ou cometeu algum crime hediondo? Tem cadastro de criminoso? Andou por aí a oferecer fruta ou café com leite a alguém, ou a subornar juízes ou funcionários do ministério público? Foi apanhado a roubar e já foi julgado e condenado por isso?

É pedófilo ou supeito de o ser? Bateu na mulher? Andou a roubar ou a burlar o Estado em milhões? Deu desfalques de milhões, a empresas e a trabalhadores? Andou por aí branquear capitais ou a sonegar milhões ao fisco? Fez parte de algum governo corrupto? Tem apartamentos em Paris, ou algum amigo a sustentá-lo?

Andou envolvido nos esquemas que contribuíram para levar o país à bancarrota? Andou por aí a comprar Kamovs e Siresps por milhões que valem tostões? Esteve envolvido ou foi responsável por mortes dos incêndios de Pedrógão? Ou por mortes resultantes de um outro qualquer acto de grosseira negligência? Ou em última análise, e portador de alguma doença contagiosa?

Vamos até imaginar que eventualmente BdC seja alvo de suspeita, ou de algum envolvimento em algo menos correcto, será que a presunção de inocência até julgamento e condenação só é válida para politicos e para amigos de Marcelo?

São estas as bitolas da ética e da moral, e os parâmetros do vexame e do incómodo de Marcelo? Tudo assim o indica, e estamos esclarecidos.

O presidente de todos os portugueses, incluindo o Sócrates, e o Salgado, ou de qualquer presidiário de Custoias, é presidente de todos…. exceptuando, claro está, o Bruno de Carvalho, esse proscrito, facínora, já oficialmente declarado por Marcelo, como sendo o culpado de todos os males da nação.

Não sou sportinguista, sou até um adversário, e muitas vezes até um grande crítico de BdC, mas espero sinceramente que BdC se sinta vexado e incomodado por eventualmente ter que te sentar ao lado do Marcelo e demais gentes de igual calibre.

Eu sentiria incomodo, vexame, e vergonha de me sentar ao lado de alguém como o Marcelo. E se necessário, diria publicamente o porquê. Já chega de alimentar marcelisses. Espero, sinceramente, que o BdC não as alimente.

Claro que há necessidade de dizer basta, ao que se está a passar no mundo do futebol, sem dúvida que há, mas não me parece que termos um PR a dizer que se recusa sentar ao lado de um presidente de um clube de futebol, seja uma boa forma de pacificar o mundo do futebol. Nem um bom cartão de visita para um PR.

Se formos por este caminho, então já há muito mais tempo que se justifica dizermos basta a Marcelo e às suas marcelisses.

É que apesar do mau jeito de comunicar de BdC, este tem seguramente uma conduta, as mãos, e uma folha bem mais limpa que a maior parte daqueles que presentemente se sentam ao lado do Marcelo, e bem mais limpa que a de muitos com quem Marcelo andou metido no passado.

O BdC é meio idiota e por vezes dá mostras de não jogar com o baralho todo? Sim sem dúvida, não há como o poder negar. Mas estamos a falar de meros assuntos de um clube de futebol, e nada mais que isso, e compete só aos sócios do scp pronunciarem-se e decidir o que querem para o seu clube.

Não estamos aqui perante um caso de lesa pátria, de soberania, de algo que esteja a abalar o Estado de Direito, ou os alicerces da nação, nem que represente uma ameaça às liberdades e garantias dos cidadãos. É uma coisa da bola, e um simples caso de polícia, e nada mais que isso, porra.

Marcelo é um idiota bem maior, e bem mais perigoso, pelo cargo que ocupa, pelas funções que tem, e as suas idiotices, andam a causar estragos bem mais graves e onerosos à nação que as de um qualquer presidente do futebol.

Mas o que vemos, é um povo e muita da classe política a vir a público revelar a sua insurgência contra as idiotices de um presidente de clube de futebol, e a ficarem em silêncio perante as idiotices do seu Presidente da República, que são bem mais graves e andam a ficar bem mais caras para a nação. Algo que que revela bem a matriz do povo que somos.

Haja pois paciência para o idiota mor da nação, para as idiotices da maioria da classe política, e generalidade do povo português, pois eu há muito que a perdi.

Rui Mendes Ferreira

Anúncios

2 comentários em “Marcelices”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s