Donald Trump Merece o Nobel da Paz

4 comentários

Em 2009 Barack Obama, nove meses depois de ter sido empossado como Presidente dos E.U.A, ganha o Nobel da Paz, simplesmente por ter sido eleito, não fez nada para o efeito, talvez por ser de esquerda e tal condição de superioridade moral sobre todos os comuns mortais tivesse um peso maior, mas a verdade foi reposta nove anos(!), depois, Donald Trump, aquele que ia provocar a III Guerra Mundial e mais cataclismos pelo meio, como uma crise gafanhotos voadores ou qualquer proposta viral de cabelos mais loiros pela população, conseguiu que o “Rocket Man”, o ditador sanguinário da Coreia do Norte, Kim Jong Un, colocasse na gaveta o armamento nuclear da Coreia do Norte.

Muitos duvidaram da capacidade de negociação de Donald Trump, mas este utilizou a táctica mais eficaz, o confronto, onde este é especialista nato e ainda por cima quando se trata de negociar propriedades, Trump sabe que um egocêntrico com recursos limitados como o Ditador Coreano são indivíduos para se tratar de forma directa, não baixando as calças como Obama. A aliança com o Presidente chinês foi importante, a China é dos maiores abastecedores, se não o maior, de energia da Coreia do Norte, qualquer apagão por mau comportamento do Tirano, levaria à queda do regime, era só desligar, pois, como é claro, ninguém deve desestabilizar o progresso do Império do Meio, seria sancionado, Jong un estava entre a espada e a parede, entre enfrentar a possível retirada do poder e a queda da sua dinastia e engolir um sapo à Jerónimo de Sousa e continuar no poder e ser visto como o novo senhor dos afectos.

Kim Jong Un não mudou, um ditador comunista não muda, mas tem uma capacidade camaleónica que outros não tem de engolir o que deve ser engolido, para bem da continuação do roubo ao erário público e para manutenção das suas mordomias quase que ilimitadas. Mesmo que não seja sincero, o Ditador da Coreia do Norte não vai voltar atrás, teve educação Ocidental de alto nível, é pragmático, não tem palas, sabe perfeitamente que o próximo passo da Coreia do Norte é abertura ao exterior, por mais longo que seja a espera para que tal aconteça.

Entretanto Trump deu um passo para a estabilização Mundial ao nível da paz, se o homem de negócios Donald Trump polémico, irreverente, egocêntrico, dono de si próprio não surpreende os mais cépticos é por mera dor de cotovelo, Trump fez uma campanha eleitoral como deve ser, com aqueles erros claro, mas soube bem explorar o vazio do establishment Americano, foi tacticamente um génio, Trump não é político de formação, mas a arte da negociação e a sagacidade táctica e temporização dos momentos certos para atacar adquirem-se com calo, não com acções de formatação que os actuais partidos políticos fazem.

Se a paz Mundial for duradoura, se Trump continuar e conseguir eliminar regulações e burocracias estatais, se conseguir reduzir despesa pública de modo estrutural, a dívida pública Americana é um monstro, pelo menos de modo sustentado para que o défice público Americano desça para que ao menos a dívida pública Americana estanque e, com isso gerar confiança nos mercados, Trump será um Presidente total.

Um mandato com impressão “D” de “Dia D, dia de Donald Trump“, por acaso um título de um livro escrito por um Professor de Direito Português, de modo corajoso, distante, logo imparcial, mas afirmativo, do João Lemos Esteves, Professor Assistente da Faculdade de Direito de Lisboa que aconselho vivamente, onde temos uma análise distante da vida de Donald Trump pré-política, ascensão, queda nos anos 90, o Rei de Nova Iorque, a subida no ano 2000 em diante, Presidenciais. Uma descrição sincera e aberta do polémico Presidente Americano que muitos criticam com pedras na mão, mas que talvez tenha mais impacto na história Mundial e Americana que muitos habilidosos carismáticos que só desestabilizaram as relações diplomáticas Mundiais, sim,  Obama foi mau, muito mau.

Mauro Oliveira Pires

Anúncios

4 comentários em “Donald Trump Merece o Nobel da Paz”

  1. Deitar foguetes antes da festa não é aconselhável. Se as previsões acontecerem, deixam de ser previsões, na verdade a previsão disse que o confronto inicial era com a Rússia. Os outros iam a seguir e foi assim com a ll guerra. Eu penso que já faltou mais para o confronto se é que já não começou.

    Curtido por 1 pessoa

  2. – Donald Trump, merecedor do Prémio Nobel da Paz? É claro que se trata de uma gracinha, sem jeito, pois os senhores, lá em Oslo, poderão ficar influenciados. Merece, sim, o Prémio Nobel da Estupidez. Apesar de tudo, quem o merece é o doido da Coreia do Norte e o presidente da Coreia do Sul, talvez em conjunto com a China, que terá sido quem mandou parar e arrepiar caminho ao assassino da Coreia do Norte.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s