Cuba é Mais Democrática que Portugal

Nenhum comentário

A Era Castro não terminou oficialmente em Cuba, Raúl e os deputados do seu Partido escolherem o novo Presidente da República, de nome Miguel Diaz Canel, engenheiro electrotécnico de profissão. Em 2013 Miguel Diaz veio a integrar o que é o democrático e pomposo Conselho de Estado de Cuba, foi passando pelas fases preliminares do carneirismo, foi formatado aos poucos para servir os interesses do Partido e não do País. É mais um ditador da Escola Castro, escolhido a dedo para um controlo remoto mais eficiente, o Jornalista Português e Pivôt da RTP José Rodrigues dos Santos no Jornal da Noite da RTP disse em alto e bom som:” Cuba tem um novo Ditador…”, como o jornalismo em Portugal está pela hora da morte, os poucos que restam são para se elogiar e o José merece ser elogiado, pela frontalidade de dizer o que pensa e a verdade dos factos.

O novo ditador de Cuba foi eleito democraticamente como se viu, dos 604 deputados presentes na Assembleia Nacional, 603 votaram a favor, uma eleição amplamente democrática dizem eles. Tais criaturas afirmam igualmente que:” A eleição de Diaz-Canel pela Assembleia Nacional “decorreu sem a livre expressão do povo cubano”, acrescentou no documento, com o título “Cuba, uma transição ilegítima“. Então claro, tem toda a razão os camaradas, Miguel Canel foi “eleito” com uma margem amplamente superior à de António Costa! O nosso Primeiro Ministro foi eleito com 140 votos dos senhores deputados, que vergonha doutor Costa ficou abaixo da tirania Cubana.

Já sabemos que os 38,5% de votos de Passos Coelho, tendo ganho as eleições legislativas de 2015, há pessoas que querem reescrever a história, José Sócrates ganhou o seu segundo mandato com uma votação parecida à de Passos, sem maioria absoluta claro, governou entretanto e o resto da história é conhecida. O Primeiro-Minúsculo, vulgo Primeiro-Ministro de São Bento, foi “eleito” por 140 deputados, não tem legitimidade do voto popular, a agregação maior de votos foi para uma coligação vencedora, mas que cujas ambições incalculáveis levaram a que o pacto da troika de esquerda social fascista fica-se acima dos interesses do País.

Regressando a Cuba, a ditadura dos Castro trouxe um atraso mirabolante para a Ilha, o gráfico seguinte ilustra o atraso do desenvolvimento económico Cubano devido ao Socialismo e Estatismo. Um outro será de Singapura, um País economicamente atrasado nos anos 60 e com reformas económicas de abertura do mercado, liberais portanto, é hoje um dos Países mais ricos do Mundo em PIB Per Capita.

cuba.png
PIB Per Capita, Cuba.

Entre 1971 e o inicio dos anos 90 o rendimento de Cada Cubano praticamente estagnou, o Estatismo e o isolamento face aos E.U.A e o resto do Mundo eram visíveis em cada casa e até no património da Cidade de Havana, decadente portanto. Raúl foi abrindo a Economia Cubana ao pouco, o Comunista que acreditava no planeamento da Economia pelo Estado foi se rendendo, mas não em público, as benesses do Capitalismo económico, da troca de fluxos, da criação de riqueza. Só para terem uma ideia, cada restaurante em Cuba, não faz muitos anos, eram do Estado, hoje um empreendedor pode abrir um restaurante e lucrar com isso, pagar melhores salários, fazer a sua vida, foi ai que o PIB per capita de Cuba acelerou o seu crescimento, portanto, com mais liberalismo e não com mais socialismo.

Já Singapura, era um País Asiático atrasado no que é o seu desenvolvimento económico nos anos 60, muito dependente do exterior e com exportações de pouco valor acrescentado, as reformas económicas dos sucessivos governos liberalizaram sectores importantes e atraíram investimento estrangeiro reprodutivo de elevado valor acrescentado, os salários subiram, o nível de vida também, o capitalismo é tão mau.

sing.png
PIB per capita Singapura. FONTE: Trading Economics

Como podem reparar, no inicio da década de 60, Singapura tinha um rendimento per capita de 2500/3000 dólares, hoje é mais de 50.000 dólares, um aumento de 20 vezes(2000%) face a 1960. O PIB per capita de Cuba aumentou 300% e o maior contribuinte deste aumento foi a pouca abertura da Economia.

Antes de falarem mal do Capitalismo não andem de Iphone e SmartPhone.

Mauro Oliveira Pires

FOTO: Via Observador

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s