As Contas dos Partidos

2 comentários

Dei-me ao bom trabalho de analisar as contas dos Partidos em Portugal, neste caso,  os que tem assento no parlamento e os que são mais “históricos” digamos assim. PS, PSD, PCP, BE e CDS vão ser as presas do dia.

Vamos começar pelo Activo, Passivo e Capital Próprio, explicando primeiro os conceitos claro porque nem todos são contabilistas:

(1) Activo: É Todo o conjunto de bens e direitos que uma organização ou pessoa singular detêm que perfaz, digamos, o seu património ilíquido. Numa empresa a sua sede é um activo tangível por exemplo, porque tem conteúdo físico, toca-se. No Activo temos o Activo Corrente( bens e direitos de periodicidade inferior a 1 ano), como depósitos bancários e Caixa. Temos de seguida o Activo Não Corrente( Este já superior a 1 ano), como Terrenos. Em resumo é tudo aquilo que a empresa possui.

(2) Passivo: Se na perspectiva contabilística, o activo é uma conta a receber, por exemplo, um Passivo é a dívida, é a conta a pagar. O Passivo é todo o conjunto das Obrigações de uma Organização empresarial e subtrai-se ao Activo para apurarmos a situação patrimonial liquida da empresa, por outras palavras, o que a empresa realmente vale. Em Resumo é tudo aquilo que a empresa deve a terceiros.

(3) Capital Próprio: O Capital próprio é o valor do património liquido da empresa, quer dizer que se a empresa vender todos os seus activos pode saldas as suas dívidas na totalidade ou não, caso pague na totalidade e lhes sobre “dinheiro” temos o capital próprio positivo, a empresa é solvente, se o Capital próprio é zero a o activo e passivo são iguais e se ele é negativo a empresa está em falência técnica, quer dizer que depois de vender todos os seus bens e receber todos os seus direitos, isso não chega para saldar as suas dívidas.

Logo, Capital Próprio= Activo-Passivo.

Os Partidos em Portugal maioria está com uma situação patrimonial líquida positiva, PSD, PCP, BE e PEV estão com Activos superiores aos seus Passivos. Só CDS e PS, este numa situação caótica nas contas, estão numa situação patrimonial negativa.

balanço.png
FONTE: Tribunal Constitucional, contas dos partidos.

Reparem que o PS tem um capital próprio de -6 milhões de euros negativos, quer dizer que o seu Passivo é superior ao seu Activo em valores aproximados de 6 milhões de euros. Quer dizer que, vendido todo o património ilíquido do PS, os seus bens e direitos, não dá para saldar as suas dívidas, inclusive com o CDS, mas o PS está numa situação incrivelmente pior. Maior parte do Passivo do PS é formado por financiamentos quer de curto quer de longo prazo, um Partido endividado gere um País ultra endividado, boa simbiose meus caros.

Mas, atenção, um Partido pode ser endividado, muito até, mas se tem um activo superior ao seu passivo, ser muito endividado não interessa por concreto, é o que se passa com muitos clubes portugueses de futebol, um dia fazemos aqui uma abordagem a esse assunto. Um Partido Político é um caso paradigmático, uma empresa com capitais próprios negativos está sempre mais perto de fechar, um Partido político continua a parasitar e a viver das subvenções partidárias, mais os maiores, não fechando.

contas.png
FONTE: Tribunal Constitucional, contas dos partidos 2016 PS

Como podem ver, como digo um pouco acima, tanto no que é o Passivo Não Corrente( Dívidas superiores a 1 ano) e Passivo Corrente( Inf. a 1 ano), maior parte da estrutura de dívida de cada um dessas rubricas são financiamentos obtidos. No Passivo Não Corrente, reparem que do total de Passivo Não Corrente no valor de perto 9,8 milhões de euros, 6 milhões são financiamentos obtidos. Do total de Passivo de 20,7 milhões de euros, 11,4 milhões são financiamentos obtidos ao Bancos quer de curtos quer de longo prazo.

Mas, como no Estado, o PS também deve a fornecedores, e bem, 3,35 milhões de euros aproximadamente. Reparem que em todos os partido isto acontece, mas nem todos estão em falência técnica como o PS.

Olhando para os rendimentos do PS, ou seja, como o Partido ganha dinheiro.

ps.png
FONTE: Tribunal Constitucional, Contas dos Partidos.

Reparem que, maior parte dos ganhos do PS vem das subvenções públicas do Estado, normal, os maiores Partidos recebem mais, depende do voto como óbvio, mas engraçado que o que é os rendimentos gerados pela “máquina” do Partido, quotas etc é muito pouco. Temos que pensar em mudar o modelo de financiamento partidário meus caros e não, não é dar mais dinheiro aos mesmos. Financiamento privado tem que ter mais peso na estrutura de financiamento dos Partidos.

Para finalizar, os que tem mais formação na área verificaram logo no primeiro gráfico que o PCP é o Partido mais rico de Portugal, é o que tem mais activo claramente, mas, acima de tudo, o que tem uma situação patrimonial líquida melhor e melhor deles todos, com um activo superior a 20 milhões de euros, uns verdadeiros capitalistas os camaradas.

contas pcp.png
FONTE: Tribunal Constitucional, contas dos Partidos.

O PCP a nível dos rendimentos obtidos, é o partido mais equilibrado, mais homogéneo, com mais fontes de rendimentos diversificadas. É dos Partidos que menos depende da subvenção partidária na sua estrutura de ganhos, também derivado aos seus votos como é claro. De salientar que o PCP, é o Partido que mais vende, o que recebe mais em quotas, Contribuições e donativos dos seus camaradas e o que angaria mais em património. E esta hein? O Partido mais rico de um País Ocidental e com mais património é um Partido Comunista, dá que pensar.

As Vacas Voam.

Espero que a mini aula de contabilidade ajuda a aumentar um pouco os conhecimentos financeiros. Não temos só que fazer combate, temos que ajudar as pessoas a compreender.

Mauro Oliveira Pires

Anúncios

2 comentários em “As Contas dos Partidos”

  1. Lamento que tal como para o P.S. e PCP. o Mauro Oliveira, não faça aquela revelação simplificada, das dívidas ou haveres, de todos os outros partidos com assento na Assembleia. Todos deviam ser analisados e expresso de igual modo, o seu actual estado financeiro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s