O que é Marcelo?

Marcelo significa muita coisa, muitas variáveis, muitas jogadas mas, acima de tudo, muito tempo de jogo de cintura. Um grande filósofo da Amadora, tremendamente conhecido dos Portugueses, não é preciso invocar o nome, disse um dia que:” Experiência é conhecimento”, o actual Presidente da República não foge muito deste vector importantíssimo, toda a sua passagem pelo PSD, os consensos com Guterres, comentador durante anos, um verdadeiro “rato” da política, e dos velhos, daqueles tremendamente sabedores do nosso enquadramento como ninguém. Marcelo, até agora, falo na minha óptica, cumpriu boa parte dos seus desígnios enquanto Presidente, falo de três que acho que são as pedras basilares da Presidência do Imperador dos afectos.

  1. ) Consolidação do poder através dos afectos populares, dando uma “mão invisível” de actuação e almofada de conforto perante choques negativos do Governo Tricolor, neste caso, Check. Marcelo é o senhor dos afectos, o todo poderoso, o político e Presidente da República com mais poder de sempre, não constitucional, mas na forma como abordou o seu mandato e os mecanismos que o podiam ajudar na formação de um seguro contra Geringonçal.
  2. ) Afastar Pedro Passos Coelho da liderança do PSD, conseguiu, neste caso em coligação com o governo e com os canhotos unidos Marcelo deitou efectivamente abaixo o líder mais DECENTE que o PSD teve desde Sá Carneiro, conseguiu e vai colocar o PSD aos papéis pós Passos, ganhe Santana ou Rio o PSD vai voltar ao ser camaleão do passado, a espinha, a vértebra que Passos incutiu no PSD pode ruir. Se o Objectivo de Marcelo era desmontar a Geringonça pós Passos colocando Rio e Costa em coligação, esqueça, porque nem Rio vai ganhar, prevendo eu, nem os dois fariam as reformas realmente necessárias que o País precisa, como no sistema de Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações, que paga pensões aos funcionários públicos muito acima do que descontaram, cortar despesa pública em áreas estruturais, isso era mexer nas clientelas do PS e pactos de reforma no IRC, que o PS rasgou, portanto nem Costa e Rio são soluções para o País, nem Santana. Aqui está um pilar fraco de Marcelo
  3. ) Se o primeiro Pilar está seguro o terceiro também, pois o terceiro pilar é a consequência do primeiro, se Marcelo é senhor dos afectos, tem o poder popular, é “quente”, conforta, não é frio, cínico e nem distante como Costa, Marcelo em caso de deterioração das variáveis económicas na vertente externa, que basicamente o seu positivismo actual é o que nos segura, Marcelo terá o poder para dizer que ajudou o governo em tudo o que pôde, não foi obstrução, que avisou na hora certa e está seguro do pântano geringonçal canhoto.

Marcelo é isto, é a capacidade de ter uma personalidade desdobrando a mesma em outras várias, para vários contextos de actuação, chama-se a isto experiência e vivência, mas também calculismo e alguma falta de espinha dorsal, mas o governo em questão e tudo o que vem com ele é novo, Marcelo tinha igualmente de ter uma actuação diferente para um contexto novo, com um governo inimaginável, com contas mascaradas, economia que cresce mas que devia crescer mais, um governo de esquerda que faz austeridade e que prometeu não fazer e congratula-se por isso.

No fim da história, Marcelo é um Cow-Boy que monta uma vaca voadora com um parasita gigante na vaca, de nome António Costa, o objectivo é não fazer cair a Vaca no pântano e fazer com que a parasita seja esmagada sem intervenção presidencial. Marcelo é amigo de Costa, mas da Onça. Marcelo odeia Passos, mas secalhar vai ter que engolir uma avestruz das grandes dentro de pouco tempo… Isto se se recandidatar. Termino dizendo, não apoio Marcelo, não gosto de Marcelo mas reconheço lhe qualidades matreiras políticas interessantes para a conjuntura, vamos ver é se Costa não se candidata a Presidente da República em 2021, era o Kharma. Mas isso fica para outro dia….

Mauro Oliveira Pires

Anúncios

3 comentários em “O que é Marcelo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s