Para que Raio Serve o Pan?!

38 comentários

Andaram muito ocupados com a Morte do Galo em Seia que afinal é um ovo. Deram prioridade aos animais que quisessem passar a comer fora em restaurantes. Também não se esqueceram de criminalizar os maus tratos  nem de regulamentar a venda em comércios e internet dos patudos. O resto do tempo foi para defender os copos menstruais e ovos contraceptivos para pombos, ou o reconhecimento no Código Civil de um eventual terceiro tipo de “pessoa”, para além da pessoa singular e da pessoa colectiva já existente, para animais. Muito bem! Esqueceram-se no entanto, COMPLETAMENTE das PESSOAS, ANIMAIS e NATUREZA vítimas dos maiores incêndios florestais de que há memória em Portugal. Alguém os viu ou ouviu??

Só em Pedrógão Grande, o número de pessoas vítimas oficiais foram 67 (nem o INEM quis colaborar com a Comissão Independente de Investigação aos Fogos para não ter de revelar algo incómodo) com centenas hospitalizados. Animais foram mais de 500 mortos e cerca de 1200 assistidos. Com a tragédia de 15 de Outubro somaram-se ainda mais 47 pessoas falecidas, mais de 60 feridas e o dobro de animais perdidos na tragédia de Pedrógão. Onde raio está o PAN? Alguém viu esta gente a sujar os sapatinhos de verniz nas cinzas, preocupado com o ecossistema ou a falar com a população afectada? Ora essa! Gentes rurais por acaso dão votos no PAN?

Na verdade se não fosse a Sociedade Civil, outra vez, a mobilizar-se rapidamente acudindo logo no MESMO dia às vítimas destes mortíferos e criminosos fogos, animais e seus donos estariam já todos mortos de fome. Ouviram bem? MORTOS DE FOME. Com efeito, é preciso estar no terreno para ver a dramática e revoltante situação de abandono  a que estão sujeitos. Meu Deus! É impossível ficar indiferente a este sofrimento. São agricultores a suplicar por alimento para os animais sobreviventes. São pessoas aflitas porque não têm anexos para abrigar as ovelhas. Lágrimas por não ter como acudir aos bichos enquanto eles próprios sofrem também por terem perdido tudo.  Vá lá… vá lá… o PAN não quer saber mas pelo menos temos a romaria de cínicos do costume a visitar as zonas ardidas porque fica bem no focus group (menos mal). Fazer, concretizar no imediato e rápido, com dinheiros de donativos (não Estatais) nem pensar. É preciso BUROCRATIZAR ao máximo aquilo que não lhes pertence se não à Sociedade Civil para fazer render o peixe nas contas bancárias… Enquanto isso, que se desenrasquem! Não é? O Natal já está aí e só 32 casas de habitação permanente estão a ser concluídas em Pedrógão. Digam lá se isto é admissível com milhões de donativos onde parte até já foi para aquisição de equipamento hospitalar! Haja vergonha!

O PAN é um valente flop! Não serve efectivamente para nada. Dois anos já no Parlamento e não criminalizou a violência sobre idosos. Não se preocupou um único dia com pessoas que vivem na rua. Não emitiu um pio sobre crianças maltratadas e abandonadas. Nunca se debruçou sobre o Tejo que está a literalmente a MORRER. Tal como Costa, foram atrás daquilo que dá votos pouco se lixando para aquilo a que foram votados. São um embuste que à semelhança do BE se dizem tão preocupados com os mais desfavorecidos mas esquecem-se deles todos os dias. Porque esses como já disse não são funcionários públicos nem dão votos.

Oxalá o cidadão acorde e perceba rapidamente que esta gente não passa de burgueses preocupados com seu lugarzito no Parlamento e os ponha dali para fora. Parasitas a ganhar milhares de euros mensais junto com seus “assessores da treta” que nem árvores plantam em prol da natureza mas que a usam para se promoverem, precisam mesmo é de ir dar banho ao cão, ao gato ou ao periquito… lá de casa…  para bem  longe.

Porque o Parlamento precisa urgentemente tal como nossas florestas, de “limpeza e reordenamento”. Arrancar pela raiz as “ervas daninhas”  e renovar as “plantas mortas” para dar lugar a uma nova “reflorestação” política.

O PAN e todos que por lá poluem.

Via Blasfémias

Cristina Miranda

Anúncios

38 comentários em “Para que Raio Serve o Pan?!”

      1. Lamentável a sua tendenciosidade e falta deliberada de objetividade, ao estilo de Assunção Cristas. É uma opinião pessoal, cheia de equívocos e sem direito ao contraditório.

        Curtir

      2. Propostas para reforma da floresta, alertas desde 2016 13.04.2016 – Industria dos Incêndios vs Valorização do Território (Programa Nacional de Reformas) https://youtu.be/rzEwBizaC50
        15.06.2016 – Debate Quinzenal: Precisamos de mais Vigilantes da Natureza – https://youtu.be/2Npib9_z_GA
        26.06.2016 – Recomendação ao Governo para que diligencie pela criação de uma Força Nacional de Segurança Ambiental (National Environmental Security Task Forces – NEST) em Portugal – https://goo.gl/i6VXCC
        22.08.2016 – Combate aos incêndios pede cooperação e união de recursos e competências – https://goo.gl/69XR4t
        24.11.2016 – #OE2017: sobre a importância de aumentar o n.º de Vigilantes da Natureza – https://youtu.be/dgSdDCohpRM + https://goo.gl/HwJdRH
        26.01.2017 – Porque os bombeiros são determinantes – Projetos de Lei n.º 376/XIII/2.ª e n.º 377/XIII/2.ª (PAN) – https://youtu.be/AeHlaJHRIPc + https://goo.gl/UT8fBY + https://goo.gl/CYGdeV
        22.05.2017 – Pergunta ao Governo: Origem humana nos incêndios florestais do presente ano – https://goo.gl/v1iSae
        12.07.2017 – 13 Medidas para a Reforma da Floresta – https://goo.gl/oi1XAJ
        17.07.2017 – Recomendação ao Governo para que proceda à criação de uma equipa de intervenção psicológica de resposta aos incêndios de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos – https://goo.gl/UC6s8t

        Curtir

    1. Esta crítica é uma aberração!!!! Desde que o PAN ESTÁ LÁ é que se tem feito algum a coisa pela defesa e proteção dos animais. Que mais pode 1 só elemento com assento parlamentar fazer? Pesquise antes de blá blá blá blá blá blá porque tornou se ridícula!! !

      Curtir

  1. Porque em vez de criticar não vai para o terreno ajudar, é mais fácil estar a escrever não é. Há mais de quarenta anos que têm passado milhares de deputados pela assembleia e nunca se preocuparam nem com animais nem com natureza, agora que existe um único deputado ele tem de mudar o país, tenha dó , deixe o aconchego e vá para o terreno sujar- se de terra queimada.

    Curtir

    1. Ora minha cara é com TODO O GOSTO que lhe respondo: O MEU Movimento Cívico ESTÁ NO TERRENO a ajudar as vítimas com envio de géneros. Já enviamos feno pra animais e materiais de construção pra anexos de animais. E você? Pois… Foi precisamente pelo que vi, que me inspirei para este texto. Bom fim semana

      Curtido por 1 pessoa

      1. Ana Ruivo, você é grande Hipócrita, pelo a grande resposta que a Cristina lhe deu, só mostra que a sua posição é que é de aconchego! pense bem antes de falar o que é que seja.

        Curtido por 2 pessoas

  2. Mas por acaso ouviu as discussões tidas pelo deputado André Silva? As propostas que apresentou??? Por acaso sabe que o deputado é de uma aldeia pertod e Tondela?? Que talvez os amigos ou a família tenham sido também eles vitimas??? Sabia que o filho do veterinário do Pedrogão que tão brilhantemente se mobilizou SÓZINHO é deputado Municipal do PAN?? E a senhora o que é que fez??? Apontou o dedo? …Não se envergonhe mais com as coisas que diz… e leia antes de escrever..leia…

    Curtir

  3. Obrigado Cristina Moreira. Esperemos que o presidente da república também desta vez leia o seu texto. Parabéns pela resposta bem merecida que deu a Ana Ruivo. As pessoas não sabem estar caladas, deitam para fora tudo o que lhes vem à cabeça. Boa noite.

    Curtido por 1 pessoa

  4. O PAN nada mais é que um partido que engana otários com a mania que são diferentes dos outros. Aqueles que se preocupam com as pessoas e são a favor dos abortos e que estas se intoxiquem com drogas…

    Curtido por 2 pessoas

  5. Na verdade, o PAN apresentou um pacote de medidas de prevenção e combate aos fogos (basta ver no site ou na página de facebook oficial): https://pan.com.pt/comunicacao/noticias/item/1452-novo-pacote-prevencao-combate-incendios-pan.html
    Para além disso, fez recolha e entrega de bens (para pessoas e para animais) no local.

    Mas, não só isto é verdade, como propôs ainda ” Suspensão de 3 anos para a caça da rola-comum e do coelho bravo, espécies que estão a desaparecer a um ritmo galopante em Portugal por caça excessiva; Estabelecimento uniforme de apenas dois dias de caça ao invés dos atuais três dias e feriados em terrenos ordenados e dois dias e feriados em terrenos não ordenados; Suspensão da permissão de caça acima do Rio Tejo de forma a permitir a regeneração dos ecossistemas nas zonas mais afetadas, seguindo o apelo já transmitido pela Quercus – ANCN ao Governo depois da morte de um número incalculável de animais e da destruição dos seus habitats e
    Recomendação ao Governo para que seja disponibilizado alimento para animais nas zonas limítrofes às áreas de floresta autóctone que tenham ardido.”

    O resultado? Chumbadas por PSD, CDS e PCP.

    Era preferível ter andado no local a pisar cinzas, chorar lágrimas de crocodilo para depois votar contra medidas que visavam a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas das zonas afectadas?
    Pelos vistos, sim.

    Curtir

  6. Tocou num ponto que para mim, e acho que deveria incomodar a todos, é ninguém se preocupar com os idosos e tudo o que lhes fazem e não fazem. O ir ao Terreno, o nosso Presidente deu o exemplo e parece que já conseguiu que alguns dos bem instalados, comecem a pensar em dar corda às botas para lhe seguir as pisadas. Quanto aos deputados e em Particular o do PAN é mais um PAN RICO.

    Curtido por 2 pessoas

  7. Da última vez que li sobre o assunto, o PAN tinha apenas um deputado… e é curioso que ,por exemplo, em comparação com o PSD que tem 89 deputados , no primeiro ano em que foi eleito ter apresentado 40 propostas e o PSD apenas mais 8. Isto diz muito de um e de outro partido… esses 89 parasitas também andaram todos no terreno a sujar o sapatinho de verniz? Não me parece…

    Curtir

  8. Sem querer de alguma forma desculpar alguma falha do partido mas este artigo está cheio de falsidades. O Pan apresentou várias propostas para o combate aos incêndios ao longo dos últimos 12 meses. Deveria sem dúvida ter sido o elemento impulsionador da sociedade civil para apoio às vítimas e nunca ter divulgado a lista de manifs contra o governo porque era algo politico e secundario. Dai a quase dar as culpas a um partido que tem um deputado parece-me intelectualmente errado.

    Curtir

  9. PSD E CDS FORAM QUEM ORIGINOU A TRAGEDIA DO FOGO QUE VEIO A OCORRER AGORA. O PAN NEM APARECEU NAS LISTAS ONDE RESIDO. NAO E PRECISO, VOTEI NOS VERDES. CADA VEZ MAIS TERA QUE SER A SOCIEDADE CIVIL A SOCORRER-SE A ELA PROPRIA E A IMPOR-SE AOS POLITICOS. SAO NECESSARIOS MOVIMENTOS CIVICOS ORGANIZADOS PARA EXIGIREM AOS POLITICOS QUE CUMPRAM A SUA PARTE E DENUNCIEM QUANDO ISSO NAO ACONTECER. NAO ESTAVAMOS HABITUADOS A ISSO E REMETIAMOS TODA A CULPA PARA O ESTADO PATERNALISTA QUE NADA FAZIA. HOJE ISSO CONTINUARA A ACONTECER SE DEIXARMOS OU FORMOS CUNIVENTES COM MEDIDAS QUE VISEM O LUCRO DE ALGUNS EM DETRIMENTO DE TODA A COMUNIDADE. NAO TENHO PARTIDO, RELIGIAO, OU SOU SOCIA SEJA DO QUE FOR, APENAS TENHO MORAL. .

    Curtir

  10. Cristina, não a conheço, mas, pelo que li do seu texto, nitidamente percebi que tem um problema pessoal com o PAN. E o seu discurso entra numa contradição enorme com a mensagem que pretende veicular. A senhora regista esta ideia fantástica: pretende que o minúsculo partido que é o PAN resolva todos os problemas que existem em Portugal em dois magros anos. E não se fica por aqui, as culpas que imputa ao PAN não as delega a partidos que estão no poder há mais de quarenta anos e que têm responsabilidades acrescidas. Curioso! Depois, desagradada, entra em contradição: afinal admite que o PAN conseguiu conquistas únicas que em décadas não foram atingidas: «Deram prioridade aos animais que quisessem passar a comer fora em restaurantes. Também não se esqueceram de criminalizar os maus tratos nem de regulamentar a venda em comércios e internet dos patudos. O resto do tempo foi para defender os copos menstruais e ovos contraceptivos para pombos, ou o reconhecimento no Código Civil de um eventual terceiro tipo de “pessoa”, para além da pessoa singular e da pessoa colectiva já existente, para animais. Muito bem!». E fá-lo com ironia e azedume. Como defensora dos animais não deveria congratular-se com estas conquistas? Curioso! Por fim, fala que o PAN não ajudou as pessoas vítimas dos incêndios. Não sei se o fez ou não. Mas qualquer pessoa com alguns conhecimentos compreende que dos partidos com representação na Assembleia da República o PAN seria o menos responsável pela tragédia e o menos apto em termos financeiros para ajudar quem quer que fosse. E o mesmo se pode dizer do seu movimento: que ações teve para minorar o sofrimento das vítimas? Curiosa essa sua posição! Por fim, mais uma coisa curiosa, acusa PAN e BE de não protegerem as vítimas e os fragilizados e nada de criticar PSD, CDS, PS (só uma alusão ao sr. Costa) e PCP. Muito curioso!!! Ou seja, na sua opinião, o grande culpado das tragédias nacionais é o PAN, mas também um pouco o BE, e estes partidos, apesar de pequenos, são tão importantes que podem resolver as grandes questões nacionais. Só faltará acusá-los de serem os incendiários e os protagonistas de todas as tragédias em Portugal.
    D. Cristina, a democracia é um bem e todos os comentários devem ser levados em conta e analisados. Mas pergunto-lhe, como é que quer ser levada a sério perante o conteúdo do texto que redigiu?
    Para terminar, gostaria de lhe jurar que não sou militante do PAN, não votei no PAN nem em nenhum outro partido nos últimos 15 anos, por consciência e desejo. Sou apenas uma pessoa que pensa e que está à sua disposição para qualquer outro assunto. Com cordialidade, Luís Carvalho

    Curtir

  11. O pan e um partido politico, nao e uma associacao, esteve sempre presente nos locais e na assembleia a defender a questao dos incendios mais do que qualquer outro partido, nao e o pan que tem a possibilidade de apagar os incendios. O pan ja discutiu varias medidas contra os incendios que sempre foram votadas contra pelos partidos opositores porque a eles so lhes convem dinheiro e a industria do papel.. Para que serve? Serviu para ajudar as pessoas com deficiencia a pagar menos, serviu ara os cegos poderem votar com dignidade, serviu para qualquer pessoa poder colocar despesas veterinarias no irs Entre outras coisas… Ler um texto por ler sem se informarem e do mais ridiculo possivel. Basta um texto cheio de mentiras escrito pela oposicao medrosa e ja vao logo atras aqueles que so sabem falar mal por falar….

    Curtir

  12. Esta senhora Cristina Miranda deve andar distraída. Deve ser tipo Miguel Sousa Tavares e todos os partidos que votaram contra a proibição da caça durante três anos. Tanto ódio em cima de um só deputado.

    Curtir

  13. Cristina se o PR lê os seus textos queira fazer o favor de escrever um sobre a poluição do rio téjo em Vila Velha de Rodão que é uma vergonha aos olhos de todos e ninguèm faz nada .
    Obrigado pelos seus textos e continue assim

    Curtido por 2 pessoas

  14. Este artigo não faz sentido absolutamente nenhum. O PAN teve já alguns momentos menos conseguidos, mas com 1 único deputado no parlamento já fez mais do que bancadas parlamentares inteiras. Não sei o que pode 1 deputado no meio 230.

    Curtir

  15. O PAN está no parlamento, porque o povo assim quis. Sim, são mais um “tacho” tal como os do PS, PSD, BE e CDU, mas pela primeira vez em Portugal um partido tem feito sugestões na assembleia que já têm mudado algo relativamente a leis de proteção animal. Só por isso, já tem valido a pena. Se têm intenções menos boas como os outros partidos, pelo menos algo tem mudado nestes anos à conta das mesmas. Se deviam estar ou não no “terreno”, era bom que estivessem, tal como todos os outros partidos, para darem o exemplo e não serem só “palavras”. Com tudo isto dito, o PAN não pode resolver todos os problemas do país, nem de todos os animais, nem de todos os desalojados, se calhar até podem menos que os outros que têm votos e mais poder para tal, mas têm feito algo, aqui e ali, para o bem animal principalmente. Este artigo é um pouco tendencialista, para “esmagar” um PAN, votado pelos portugueses. Não me interprete mal, não sou do PAN, nem do PS, PSD, CDU ou BE, na verdade estou completamente a marimbar-me para partidos, mas tentar maldizer um partido, como que em tom de “bode espiatório”, é um pouco ridiculo. Continue no terreno (se é que as suas palavras não são só “balelas”), acho muito bem que o faça e se assim é, é mais um dos bons exemplos de ação e não palavras.. e como de palavras já chega, calo-me agora. Que se f… os partidos,.. não só o PAN.. mais ação, menos palavras, isso sim.

    Curtir

  16. Pelos vistos os comentários são filtrados conforme a conveniência da faciliidade da resposta.

    Mais um blog da bazofia, parabéns 😀

    Não vi o meu comentário nem resposta ao mesmo, logo por aqui se vê que isto não passa de um clube de “amiguinhos”.

    Vão lá polir as “medalhas” uns aos outros e comer uns scones no chá das 17, devem ser uns calos nessas maozinhas que até se vêem do espaço.

    Curtir

  17. Apoio plenamente o texto de Cristina Miranda, chorei com a morte de pessoas e de animais; é tudo verdade o que afirma; o PAN é pura e simplesmente uma BURLA POLÍTICA para sacar o nosso dinheiro!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Parece que a razão das suas queixas afinal é pura malicia politica, porque desvalorizam o trabalho parlamentar muito positivo do P-A-N por enorme desconhecimento, e factos concretos para essas acusações não apresentam. Tampouco julgem por um eventual erro ou por uma visão mais desiquilibrada de uma pessoa, todos nós.

      Curtir

  18. Vejam isto primeiro:

    Sigo o PAN no YouTube e é muito fácil ver toda a ação que vai fazendo, até porque os vídeos são bem pequenos.
    Quando li os comentários a este texto não pude deixar de pensar que as pessoas aqui não viram mesmo a ação do PAN se acham que o PAN não fez nada quanto a isto…
    Será possível que não foram à procura antes de escrever?
    Que confiaram em si e no que escreveu? Acho estranho, mas se calhar foi…

    http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2017-10-16-PAN-envia-mensagem-e-cancela-atividade-parlamentar-devido-aos-fogos
    https://www.dn.pt/lusa/interior/incendios-pan-manifesta-profundo-pesar-pelas-vitimas-e-cancela-atividade-parlamentar-8847179.html

    Depois percebi que a ação que tinha visto tenha sido posterior ao que escreveu aqui.

    Ainda assim, como perguntou, achei bem responder:
    Em resposta à sua pergunta “Alguém os viu ou ouviu??” tenho a dizer que sim, de outra forma nem teria ouvido falar destes problemas que abordou.

    Mas no que diz respeito ao tempo de resposta deles; bem, são um partido pequeno, não é fácil fazer mais; esta é a minha humilde opinião.
    Ainda assim, mesmo que tivessem reagido tarde, não compreendo o que muita gente aqui escreveu sobre este partido…

    Mesmo antes deste artigo ser escrito, veja, por exemplo:
    http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/tragedia-em-pedrogao-grande/2017-06-21-PAN-desafia-Parlamento-a-fazer-realmente-algo-pela-floresta

    A minha opinião é humilde mas é fundada naquilo que vejo e não naquilo que me dizem. A ação deste pequeno partido reflete exatamente aquilo em que as pessoas que votaram nele acreditam. Cumpre aquilo que promete e supera as expetativas. Se compararmos o trabalho que faz (propostas de lei, acompanhamento de comissões parlamentares, etc) em proporção aos que os outros partidos fazem, é incrível…
    Compreendo a sua frustração em relação à falta de ajudas e partilho dela. Mas atacar aqueles que realmente ajudam é algo que acho muito estranho…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s