Carta aberta a um Primeiro-Minúsculo

71 comentários

Caro Primeiro-Ministro,

Não lhe chamo sua “Excelência” porque de “excelência”, “perfeição”, “inteligência” não tem nada, simplesmente nada, o senhor Primeiro-Ministro é um vazio total de ideias, emoções e actuação para reformar o País. Na sua, assassina, comunicação ao País, qualquer pessoa isenta pôde registar que o senhor tem falta de valores cristãos, valores de amor ao próximo, do ajudar o próximo, o seu olhar bolorento e sorriso cínico não apagam a tragédia de um acumulado de 105 mortes(ou mais), os familiares das vítimas que o ouviram com certeza se aperceberam que não quer saber delas, mas sim o de encontrar a melhor forma de gestão de danos para a sua imagem. Se a si nada se pode imputar, nem aos seus parceiros de conveniência que nem numa loja dos trezentos tinham trabalho, então só podemos concluir que a culpa é das alterações climáticas, da inacção da população que, segundo o seu Secretário de Estado, tinham que ser menos “Piegas”. Se o António não comete erros, não é Humano, e isso viu se inteiramente em mais um circo de cinismo, de lábios de gozo e de pensamento maquiavélico.

Podia exigir, como muitos fizeram, a sua demissão, eu quero que acabe o seu bolorento, destruidor e parco mandato em ideias e visão reformadora, pois o senhor Primeiro-Ministro necessita de um verdadeiro correctivo, o de governar em verdadeiras dificuldades económicas, ficar a 1 mês de não ter capacidade para pagar aos funcionários do Estado e aos pensionistas, ficar sem medicamentos nos hospitais devido à falta de pagamentos dos mesmos à indústria farmacêutica. Tu não passaste por isto, pegaste a Caravela com a haste levantada e reparada, as velas substituídas e a chegar a bom porto, é com muita pena minha que a desvias te porque o teu ego é maior que o teu possível “amor” a Portugal que, pelas acções que tem praticado, não tem cultura do mesmo.

Um homem que foi Ministro da Administração Interna no Governo de José Sócrates, que acabou com os guardas florestais, adjudicou outra vez o SIRESP com valores muito mais elevados que o anterior contrato efectuados pelo governo de Durão Barroso, um homem que retirou a força aérea do combate aos incêndios e que recusou 50 milhões de euros da UE em 2016 para os comprar, não tem culpa? Oh Costa caramba, queres nos fazer de parvos? O pior é que enganas meio mundo porque o povo português não é o que tem mais literacia política e económica, mas chegará o dia, como aconteceu em 2015, que vais de volta para um buraco, buraco que conseguiste escapar porque fizeste um arranjo nas Costas do povo Português para formar uma mixórdia Governamental.

Sim és aldrabão, sim podes ser Primeiro-Ministro, mas és um Primeiro-Ministro em ponto minúsculo, aquele que um dia se vai reduzir a pó, para isso fica sentado na tua poltrona, atura os teus parceiros, o País vai sofrer, mas talvez o socialismo que nos assola há mais de 40 anos caia de vez. Não te vás embora Costa, por mais que queiras não te vão deixar sair, como disse o teu ex-camarada Marcelo, cada vez se está a afastar mais de ti, vais ter que assumir responsabilidades políticas, não agora, mas no futuro, porque aí já nem o afectuoso te agarra. Em 700 anos de história do Pinhal de Leiria, passou por tudo e o mais inimaginável, o fogo consumiu 80% da sua área. Costa, fica e arde no teu próprio fogo, eu agradeço e muita gente agradecerá no futuro.

Mauro Pires

Anúncios

71 comentários em “Carta aberta a um Primeiro-Minúsculo”

      1. parabéns Mauro Pires gostei muito mesmo muito da carta enviada a esse primeiro ministro minúsculo como diz na verdade foi precisa muita coragem para fazer uma coisa dessas olhando a que esta ceita manipula tudo o que quer,para que se saiam sempre bem já era bem tempo de alguém dizer umas verdades a esse individuo sem vergonha bem haja Mauro e siga em frente obrigado

        Curtido por 1 pessoa

    1. Bom Dia Mauro Pires não sei como descrever as tuas palavras mas gostava (MESMO COM 66 ANOS) espetar na TROMBA DO MONHÉ OBG E CONTINUA PORQUE AS PESSOAS DA MINHA IDADE JÁ NÃO FAZER GRANDE COISA MAIS UMA VEZ O MEU OBG.

      Curtir

      1. Vi logo que pela forma como escreves, não passas de mais um Jotinha, imberbe, sem respeito, sem educação, e com a mania que é esperto. Apenas mais um, que quer sobressair, na esperança de que alguém lhe ofereça a um taxo.

        Curtir

    2. Só é pena de ele não falar da antiga ministra da agricultura Assunção Cristas que nada fez em prol da floresta e agora só critica. Quando esteve no cargo que ações tomou para proteger os agricultures e a floresta? Zero! Precisamos de mais açõesa e menos treta.

      Curtir

      1. A ministra estava num regime aonde o dinheiro para investir na defesa das florestas já tinha ardido com o maior gatuno deste pais, Sócrates. Agora o cenário é diferente e mesmo assim morreram mais de 100 pessoas. Não ando distraido.

        Curtido por 1 pessoa

    3. Com a serenidade e educação todos temos a liberdade de dizer o que pensamos. Não costumo reagir e quente e muitas vezes me acontece e, porventura acontecerá a muitos de vós, que escrevo hoje um texto e só passadas algumas horas ou até dias, vou rever o texto e, depois de algum amadurecimento mental, já não escreveria o que tinha escrito antes. Longe de mim criticar os comentários abaixo descritos, mas tenho obrigação de descrever alguns provérbios a propósito:

      “Nunca cuspas para o ar que te pode cair na cara”.
      “A idiotice é livre e ainda, por agora, não paga impostos”. Quando começar a pagar, acaba-se a idiotice !!!
      “Quando criticamos os outros reparamos bem se temos, ou não, uma “trave” nos nossos olhos?”

      Quero apenas dizer que não devemos reagir sem antes ponderar bem o contraditório e, esse tem de ser feito. Se não for, podemos estar a dar razão aos “que falam mais alto” ou aos que escrevem melhor !
      Cuidado, muito cuidado com os populistas, anarquistas, ditadores e outros traodores
      Sem me querer meter em política ou “politiqueiro de meia tigela”, foi exactamente num contexto semelhante que apareceram. O Hitler, o Mussolini, o Franco, o Mao, o Lenine, o Fidel, o António de S. Comba, o Maduro para não de outros de outros africanos, europeus, sul americanos e asiáticos.

      Sejamos cuidadosos nas nossas afirmações. Deixemos amadurecer as ideias e dialoguem com os amigos para se exprimirem sobre o ou os temos a criticar. Ninguém tem a verdade total, para não dizer que há várias verdades. Quando uma garrafa está a meio, uns só olham para a parte vazia, outros olham para a outra metade cheia.

      É o que penso e, cada um será livre de pensar, ponderando bem no que se escreve em público e para um público.

      Curtir

      1. Parabéns pela sua carta aberta e pode ainda escrever mais porque há mais para dizer fáça-o grande HOMEM porque o que relata a
        inda é pouco aquele abraço

        Curtido por 1 pessoa

      1. Esqueceu falar da DONA EUCALIPTO,PORQUE? ESQUECEU, DIZER QUE MORRERAM 9 BOMBEIROS NA MATA DO CARAMULO EM 2013 PORQUE? ESQUECEU FALAR QUE O DINHEIRO INVESTIDO EM SUBMARINOS E O DESVIADO DAVA PARA EQUIPAR A FORÇA AÉREA E BOMBEIROS DEVIDAMENTE, PORQUE? ESQUECEU FALAR DO DINHEIRO DESVIADO DO NEGOCIO DOS SOBREIROS EM BENAVENTE PORQUE? ESQUECEU DIZER QUE A FOME EM PORTUGAL DO SEU CLUBE FOI UMA GRANDE REALIDADE,POIS NÃO HÁ DIREITA COMO DIZ? PORQUE? PAPAGAIOS COMO O SR. SÃO AOS MONTES,PARASITAS DA SOCIEDADE NÃO FALEMOS!!!! BLÁ BLÁ BLÁ, É COMUM NO TEU CLUBE QUE SEMPRE DEFENDE OS SENHORES QUE SUGAM OS POBRES NO DIA A DIA. LAMENTO NOVATO, QUE DE TEORIAS ESTOU FARTO.

        Curtir

  1. Até queria escrever tudo isto é mais…Agradeço de alguém ter a coragem de falar abertamente…Era necessário afastar toda essa gentalha do governo…O Costa devia demitir-se já!!!Mais a cambada dele.Bem haja quem a a sua coragem.Muito obrigada…

    Curtido por 1 pessoa

  2. EU SEMPRE DISSE DESDE O INICIO, QUE ESTE SANZALA, SIM PORQUE ELE VEIO DA SANZALA MAS CONSEGUE SER MAIS IGNORANTE QUE ELES, SÓ QUERIA POLEIRO ARMOU GUERRA PARA O POLEIRO DO PARTIDO E DEPOIS PARA AZAR DOS PORTUGUESES, CONSEGUIU ILEGALMENTE O POLEIRO DO GOVERNO PORQUE AQUELES QUE O ACOMPANHARAM AINDA ESTAVAM MAIS ESFOMEADOS DO QUE ELE, DAÍ A TRAMOIA QUE ARRANJARAM EM CONLUIO COM O PRESIDENTE DA REPUBLICA, QUE É OUTRO QUE TAMBÉM SÓ GOSTA É DE MAMAR E POLEIROS, SEJA ONDE FOR, ANDOU FAZENDO CAMPANHA QUE NÃO QUERIA E DEPOIS FOI O PRIMEIRO A SALTAR PARA A CADEIRA DE BELÉM, TUDO JOGADAS JÁ PREPARARAS
    SÓ GOSTA DE SELFIES COMO PRESIDENTE DA REPUBLICA E DE PUBLICIDADE, DEVIA DE TER VERGONHA DE TANTA PALHAÇADA QUE FAZ NOS JORNAIS.

    Curtido por 1 pessoa

    1. E porque o senhor Fabyan voltou a pegar na questão das eleições, eu também concordo que a força politica que amealhou 1/3 dos votos deveria governar contra a vontade da força politica que representava os outros 2/3. Isso sim, seria democracia!

      Curtir

      1. Continuam estes senhores a deturpar a constituição !!!! No governo anterior fomos governados em parte pelo Tribunal Constitucional. Porque tinha-mos um Presidente da Republica que só escrevia as quintas, o resto deixava andar há deriva. Dizia que estava a ficar pobre também, vejam esta pouca vergonha desta pessoa. O quadro dele deveria estar voltado para a parede . Foi a maior vergonha Nacional .

        Curtir

    1. O sorriso é de mistura de indiano com cultura comunista do lado materno,sem ser possível ver o lado humano. .E é bom as pessoas de bem não esquecerem que foi eleito por uma constituição de esquerda que embora sendo aprovada por uma assembleia para tal ,,,nunca foi submetida ao povo para ser aceite (por referendo) vivíamos tempos esquerdistas que buscavam como cães sedentes de raiva ,,, os bens alheios .

      Curtir

  3. Parabéns pela franqueza exposta, também estou de acordo! Agora, fico à pensar, quem propõe para substituição? Todos, sem excepção, querem, a seu tempo encher os bolsos… TUDO PARRA SEM UVA… Quem?!?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns pela franqueza exposta, também estou de acordo! Agora, fico a pensar, quem propõe para substituição? Todos, sem excepção, querem, a seu tempo encher os bolsos… TUDO PARRA SEM UVA… Quem há -de ser?!?

    Curtido por 1 pessoa

  5. Completamente de acordo! Só acrescentaria o facto de achar ser dever das famílias das vítimas, iniciar o processo para a acusação deste sr. de crime por negligência, para o qual a sra. Constança também deve ser indiciada! Caso contrário, acontece o mesmo que se verificou com o colega de seita Jorge Coelho!!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Não podemos perdoar-lhe todas estas mortes mas também não podemos perdoar-lhe o ter acabado com o nosso Pinhal de Leiria que era uma das coisas que tínhamos que saber na escola primária:Quem plantou o Pinhal de Leiria?!..

    Curtido por 1 pessoa

      1. Ponho duvidas que alguém esteja por aí a rir-se da tragédia que aconteceu?!!! Que não vejo ninguém querer falar da verdadeira realidade. Lamento no Meu País certas pessoas, mas poucas, felizmente. Falarem mais do governo, que dos Bombeiros,exigirem a contagem dos mortos pelo MP: que diziam não 54 mas serem só em Pedrogão Grande 153. E pouco ou nada ligarem aos mais culpados, que começa nos incendiários depois nos Juízes e Ministério Publico. É o Portugal que temos

        Curtir

  7. Dizia o meu avô…a política só serve para quem quer comer dela…. Prometem..prometem e nada …..ou…melhor….enchem os bolsos…..JÁ não há VALORES…..HUMANIDADE…..HONRA…….fora de moda….simplesmente .

    Curtido por 1 pessoa

  8. Depois de passar em revista estes comentários acabo por concluir que os seus autores em maioria esmagadora vomitam ódio por todos os poros da pele e denunciam claramente o motivo que os move.Seria bem melhor serem mais comedidos na sua paixão e até um pouco mais educados o que não se verifica e é de lamentar.Aguardem por eleições e decidam em quem lhes agradar mais.É assim que funciona a democracia que uma boa parte ignora.

    Curtir

  9. Espanta-me a dedicação que as pessoas têm ao exercício do ‘mal dizer’, quando é clara a falta de preocupação geral com as vítimas desta infeliz tragédia. Em todas as opiniões políticas existe uma certa satisfação em dizer um número associado à perda de vidas, quanto maior fosse o número mais satisfação teriam em dizê-lo. A única altura em que todos concordaram, e falo de partidos, foi há mais de 20 anos quando TODOS concordaram com o actual plano territorial. Parece não existir um partido político em Portugal que viva do seu próprio sucesso, ao contrário da totalidade que se alimenta e sobrevive com o insucesso dos outros e, no meio disto, existe um país povoado de pessoas que não confiam, que preferem abster-se na altura de votar, que são directamente prejudicadas pela falta de brilho próprio daqueles que aqui mandam e que assistem a um espectáculo de culpas onde as soluções dos problemas nunca são tão importantes como o prazer da acusação.
    Se existem culpados? Existem. Começando pelos incendiários que parecem convenientemente esquecidos nesta história.
    Se é preciso apurar responsabilidades? Faz todo o sentido.
    Mas mais importante que tudo isso é ter a certeza de que os vivos, as vitimas desta tragédia que perderam tudo menos a vida, são ajudadas da forma mais justa e rápida possível, porque é isso que elas querem e precisam.
    Portanto, vamos tentar contornar a hipocrisia e deixar de usar esse número (105) como arma disfarçada de indignação e não digam que isso vos preocupa, porque já nem tem graça.

    Curtir

  10. Depois a habilidade do, felizmente ex-PR, Jorge Sampaio, falar de democracia e do respeito que lhe é devido, é, obra de retorica ou estão esquecidos que demitiu um governo com apoio da maioria parlamentar e dissolveu a AR, para nos brindar com essa personagem: José Sócrates. Mas está tudo calado; tem medo de ofender o senhor que nos custa um balúrdio dos nossos impostos?

    Curtir

  11. Pires Moura. Nunca as maos lhe doam, esse DESGOVERNO que os Portugueses tem , nunca soube o que era governor, esse Monhe se nao ia para primeiro ministro morria. Como e que os Portuguese sao tao cegos sabendo que ele foi o numero dois desse grande LADRAO que se chama Socrates? Isto so dum Pais sem cultura, e sem pessoas que em vez de teres miolos na cabeca , tem uma autentica abobora , mas sem pevides. Quando e que aparece um verdadeiro Porrugues, como os que havia antigamente e manda essa escumalha de esquerda para debaixo da terra?Desde a maior catastofre que se abateu sobre Portugal, que foi o famigerado 25 de abril , nunca mais Portugal foi o Pais que era. Comecou com esse BANDIDO do Mario Soares, e vai cobtinuar com toda essa CANALHA que o esta a desgovernar. Parabens Pires Moura..

    Curtido por 1 pessoa

  12. O fim do estado de graça de António Costa
    Eu não sou capaz de me “meter na pele” das pessoas que viveram (e vivem) as consequências terríveis dos incêndios que se registaram nos últimos meses (mas também de quaisquer outras
    catástrofes e calamidades que provocam a destruição e a perda de vidas, seja pelo fogo ou por outra qualquer demonstração de fúria da Natureza!).
    Para quem vive nas grandes cidades … e não tem ligações (afectivas ou outras) às regiões mais sujeitas à ocorrência desses riscos, precisa de ser portador duma excepcionalmente fértil imaginação, ou uma raríssima sensibilidade – o que, em verdade, não é o meu caso – para conseguir “colocar-se no lugar do outro”, relativamente a estas situações extremamente graves.
    No entanto, essa característica não me coíbe de compreender e sentir a dor, o desespero e, até a raiva, em que se encontram, ao verem todo o trabalho, todo o empenho, todo o esforço (físico, emocional e financeiro) destruído em minutos … sem que pudessem intervir para, ao menos, amenizarem, diminuírem as perdas, ou recuperarem algum bem mais importante ou significativo (uma lembrança, uma memória – uma fotografia, um objecto…), que pudesse representar, no mínimo, algum vestígio de compensação ou de gratificação.
    Fiquei chocado, com a atitude do nosso PM, pela forma insensível e demagogicamente inaceitável como se apresentou na declaração (ao país) proferida após serem conhecidas as primeiras consequências dos incêndios do último fim de semana.
    A minha apreciação pelo político António Costa começou por ser muito negativa, justificada pela forma como se “apoderou” da posição de líder do partido; depois, pelo modo como se “apropriou” do poder, abrindo as portas da governação aos partidos mais radicais da esquerda. Mas posteriormente, mercê da boa convivência com o PR e dos resultados alcançados com a “geringonça” no plano económico, suavizei um tanto a minha hostilidade … até aos últimos acontecimentos, ocorridos nos últimos 4 meses.
    Acabou o estado de graça que lhe concedi!
    Entendo que não tem mais condições para se manter na cadeira de Primeiro Ministro, por falta de perfil de estadista.
    Não basta ser inteligente (reconheço que é), bom negociador e eficiente orador, para ocupar e desempenhar um cargo que exige, para além de todas essas qualidades, a da humanidade, a da tolerância e a da humildade … em doses q.b. (as quais, demonstra não possuir!).
    Prevejo que a “moção de censura” a apresentar no Parlamento pelo CDS-PP, não vai ser capaz de pôr em causa o lugar que, à revelia do sufrágio eleitoral, ocupa no governo – devido aos interesses que os partidos que o apoiam têm em se manter na esfera das decisões políticas, fazendo parte da “conspiração” que governa Portugal (a geringonça!).
    Mas tenho pena.
    Tenho pena que os responsáveis do PCP e do BE não tenham a capacidade de fazer a leitura correcta da mensagem que Sua Excelência o Senhor Presidente da República, na noite de 17 de Outubro de 2017, transmitiu dirigindo-se A TODOS OS PORTUGUESES, visando em especial o comportamento e as atitudes dos governantes (PM, ministros, membros dos partidos que sustentam a “geringonça” … e seus inconsequentes seguidores).
    Se acreditam que, havendo lugar a eleições antecipadas, a “Associação da Esquerda” é capaz de alcançar de novo a maioria de votos nas urnas, tenham a coragem de aderir à Moção de Censura (OU ABSTENHAM-SE!).
    Se tal acontecer, até podem negociar um novo executivo no qual participem, não por fora, mas integrados no elenco governativo.
    Não é aliciante????

    Curtido por 1 pessoa

  13. Concordo em pleno, com o conteúdo da publicação de MAURO PIRES, temos a obrigação de denunciar, ” UNIÃO FAZ A FORÇA” com a mesma finalidade, alguns textos de Marcel Barata: O ORGULHO DE SER PORTUGUÊS,
    SEM JUSTIÇA E CONFIANÇA, PORTUGAL NÃO AVANÇA,,PORTUGAL É O ESPELHO DA ILUSÃO POLITICA, APRENDER COM A EXPERIÊNCIA, PENSAR É IMPORTANTE, A TRAGÉDIA PROVOCA-ME TRISTEZA E REVOLTA, pequenos textos a fim de acordar os portugueses .

    Curtido por 1 pessoa

    1. Concordo em pleno, com o conteúdo da publicação de MAURO PIRES, temos a obrigação de denunciar, ” UNIÃO FAZ A FORÇA” com a mesma finalidade, alguns textos de Marcel Barata: O ORGULHO DE SER PORTUGUÊS,
      SEM JUSTIÇA E CONFIANÇA, PORTUGAL NÃO AVANÇA,,PORTUGAL É O ESPELHO DA ILUSÃO POLITICA, APRENDER COM A EXPERIÊNCIA, PENSAR É IMPORTANTE, A TRAGÉDIA PROVOCA-ME TRISTEZA E REVOLTA, pequenos textos a fim de acordar os portugueses .

      Curtido por 1 pessoa

  14. Parabéns pela sua magnífica análise. Ainda bem que há alguém neste país capaz de dizer que :”O rei vai nu”. Tudo se tolera ao partido socialista, porque o povo português é socialista. Se os desvarios desta gente fosse cometido por outros, de outra cor, já há muito tinha o povo vindo para a rua impulsionado pela “correntes de transmissão” do poder, agora, instalado pedir a cabeça dos “facistas”.
    O saldo da minha reforma seria fortemente positivo se fizesse as cativações das minhas despesas no super mercado, na farmácia, na escola dos meus netos, no pagamento ao meu médico e aí por diante. Mudando aquilo que pode se mudado é o que está acontecer no nosso país. Até quando esta situação de “Dona Branca” vai aguentar?
    Deixo um recado aos portugueses, citando Platão: “Se não mostrarem interesse nos assuntos do vosso Governo estarão condenados a viver debaixo das Regras dos Idiotas”.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Depois de ler esta conversa, fiquei a saber que o ódio é tão mau como o fogo,e as mentiras ,a calúnia , a inveja etc são armas que matam, não o corpo mas o espírito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s