Agora temos extrema-esquerda e… Esquerda!

Nenhum comentário

Com a saída de Passos, o mapa ideológico do parlamento redefiniu-se. Poucos, concordem ou não, perceberam que Pedro Passos Coelho foi o Primeiro-Ministro mais à direita da democracia portuguesa e o que tinha mais resquícios liberais. Logo era claramente o mal menor de entre tanto socialistas caviares no parlamento de canhotos. O Bloco é esquerda trotsky, o PCP continua ortodoxo e fiel às suas origens, quer gostemos ou não são coerentes, o PS é como de lhe dá na gana, se o vento vira para sul são Sociais-Democratas, se vira para norte são social-comunistas, se vira para este são austeritários e com “rigor orçamental” ou lá o que isso é, se vira para Oeste são democratas cristãos com valores sociais e com novas “oportunidades” à mistura.

O CDS, apesar dos excelentes quadros que têm, seja Adolfo Mesquita Nunes, Cecília Meireles entre mais alguns, não parecem ter a força para mudar o Partido Socialista Cristão, porque infelizmente é isso que o CDS é. Apesar do discurso de Assunção Cristas contra as “esquerdas unidas”, Assunção não espera pela demora para se coligar com Costa. A cara de Assunção é pura, é mulher e isso na política portuguesa vale de muito, pois não estão associadas à corrupção e lama que o político homem português per si está.

Vamos desenvolver isto. Costa está num dilema, a saída de Passos criou uma oportunidade excelente para Costa, apanha um PSD fraco, socialista e cheio de interesses que não desapareceram, bafiento e cheio de múmias, tem um CDS que não faz muitas cócegas, comeu o PCP ao pequeno-almoço roubando Almada e outros concelhos comunistas bastiões. Ao Bloco, bem o Bloco não tem importância, passemos para bingo. Com esta conjuntura política favorável, à mistura da economia, Costa pode roer a corda se o orçamento estiver num ponto difícil, deitando as culpas ao seus parceiros, rompendo e ganhando com maioria ou  perto disso. Se até lá, o PSD continuar como está ou com um líder fraco, Costa, sem maioria, fará uma aliança com o CDS, engolindo Cristas, se for com Rui Rio, Costa usará do PSD ao seu belo prazer, criando uma coligação governamental que lhe permita dizer que o PS é que é o intermediário do regime, o que fala com todos e o que pode dialogar com qualquer ratazana alheia.

E Marcelo? Costa com maioria absoluta, deixará Marcelo sem o seu poder de influência, de dar bicadas e ponta pés. Agora Marcelo e Costa vão andar à luta na capoeira, enquanto isso o País não se reformou, nem adoptou políticas estruturais de longo prazo, porque no recreio os meninos zangam-se. Assunção Cristas, que é socialista, não tenho dúvidas disso, é discípula de Paulo Portas. Sabe se mexer, criar ligações favorecendo-a. Entregar a alma ao diabo? Cristas pode fazê-lo, depois não se queixe. A direita já devia ter um projecto único, com a fusão das bancadas parlamentares, assim Costa passeia, mas sem trela pode tropeçar, será ai que Passos voltará e mais forte que nunca.

O CDS precisa de um(a) líder que seja capaz não de competir com o PSD, mas juntar a direita para um embate contra a frente vermelha que nos desgoverna. E Assunção, pelo menos até agora, não é capaz disso. Portugal precisa de direita, não o tem neste momento, se é que alguma vez teve, uma direita com valores liberais. Se os portugueses elogiam tanto a Suiça, estão a elogiar o liberalismo, não é nenhum bicho papão, a incapacidade da esquerda aceitar a meritocracia e a criação de riqueza não lhes cai no goto. Vejam a Venezuela, vejam o Brasil, vejam a Coreia do Norte, Moçambique dos anos 80 e 90 e Portugal. O Socialismo funciona? Não.

A camarada Assunção quer ir sozinha as legislativas de 2019( o governo não chega até lá), depois não se queixem. Vamos ter geringonça rosa e azul.

Mauro Pires

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s