Será que vamos ter uma surpresa nas autárquicas?

Nenhum comentário

Consegui votar ás 8h35 da manhã no meu concelho de residência, Seixal, distrito de Setúbal. O movimento estava ligeiramente acima do normal do que eu via nos outros anos. Hoje à tarde liguei à minha amiga Cristina Miranda, escritora aqui no PortugalGate e Blasfémias, onde me disse a  mesma coisa, a afluência está maior que o normal. Até que os próprios resultados o confirmam, ao meio dia de hoje tínhamos uma taxa de participação de 22% face aos 19% de 2013.

É sempre positivo, mas temos que nos lembrar de uma coisa tremendamente importante e que mudou o panorama político aqui no burgo: A Gerigonça. É hoje totalmente diferente votar nas autárquicas, os eleitores que votaram em Passos nas últimas eleições legislativas sentem-se, concerteza, defraudados. Ou seja, o efeito geringonça pode ter originado indignação na maioria silenciosa, aquele que se cala, trabalha, está nos bastidores, observa e depois vota e, como vimos nas últimas eleições tem juízo.

Se este acréscimo de participação resultar num resultado do PSD acima dos 30% estamos a falar de um resultado bom, visto que a comunicação social está a constantemente a colocar a direita num patamar lamacento, assim, com expectativas tão baixas um resultado conjunto de PSD/CDS acima de 38% é uma vitória. Se Costa fizer a proeza de ter uma votação abaixo que António José Seguro teve em 2013, ou seja 36%, é muito poucochinho para tanta máquina de propaganda eleitoral.

Os oligarcas socialistas do PSD querem o lugar de Passos, mas face a ele, são todos anões. Rui Rio avança e depois não avança, recua e depois tira a cabeça de fora, vê alguém volta para a toca. É demasiado táctico, rígido. Passos tem o escudo protector e o crédito de quatro anos de ajustamento, de sacrifício pessoal para com o País e de ter ganho as eleições mais difíceis da democracia Portuguesa, na minha óptica. Se Costa tem medo de Passos? Tem! Quem ganhou à sua bazófia ilimitada e populismo estendal foi ele mesmo. É natural que não o queira lá, mas é tremendamente estranho que Costa não queira enfrentar Passos olho a olho mas é preciso enviar Rui Rio, esta também é para o camarada Marcelo, para tirar de lá o líder partidário mais decente desde Sá Carneiro?

Este País já perdeu anos de crescimento e prosperidade com políticos de cartilha da esquerda à direita, queremos paz e reformas. Costa trás paz, mas podre. Não trás inovação e reformas estruturais. Passos começou um trabalho e tem dado frutos, mas não o acabou. Ou melhor, não o deixaram. Acho que merece outra oportunidade, só que tem que sobreviver até 2019, ou melhor, até à próxima bancarrota.

Se o povo está sóbrio, até pode estar, podemos ter surpresa. Se este acréscimo de votantes significar descontentamento da direita face a Costa… Olhem que sim.

Mauro Pires

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s