O país em luto que (parece) voltou à Idade Média

Serei breve. A nação estará três dias em luto e em vários locais é possível ver a meia haste. Estou revoltado, conheço gente cujos familiares faleceram. Toda a situação é triste. No meio disto há uma coisa que demonstrou o forte espírito da nação e a fraca qualidade de nossos políticos.

Rapidamente, as mais variadas religiões, associações, ONG e pessoas singulares começaram a fazer doações para as vítimas. Tudo em poucas horas, o espírito de solidariedade nacional se mostrou forte e a dor foi tomada por todos. Somos de facto uma nação, não houve discussões, estamos unidos. Inclusive o espírito de solidariedade europeu foi demonstrado com o apoio de nossos parceiros.

Mas na catástrofe, se o ser humano é capaz de mostrar o seu lado mais belo e divino, também consegue mostrar o seu pior. Isso se viu nas nossas instituições políticas a dizer que era imprevisível e a culpa (que nunca é deles) é do trovão ou do raio ou do que seja. Parece que voltamos à Idade Média, a explicação está sempre no que não é explicável. Vejamos, a gestão das matas e florestas em Portugal é maioritariamente estatal. As mesmas são raramente cuidadas com limpezas e a esmagadora maioria não tem um sistema de regas anti-incêndio. Sem falar que o orçamento dos bombeiros tem sido alvo de cortes sucessivos nos últimos anos. A guarda florestal parece que não existe. A culpa será só do trovão? Ou da falta de prevenção? Vivemos num tempo em que era possível a tragédia ser evitada. Mas quem nos governa só trabalha depois que a tragédia ocorre. Que falta de qualidade de nossas instituições, demonstrado num momento tão sensível!

Acima de tudo, desejo que D-us console os familiares das vítimas que morreram e peço que todos continuem os esforços para ajudar quem perdeu tudo!

Matheus Costa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s