Como um Estado destrói a Economia

Acho que muitos já ouviram falar dos fundos comunitários da União Europeia. Os fundos dirigem-se para os Países com problemas estruturais e com atrasos na área económica, social e de infraestruturas no seu global. Portugal recebeu qualquer coisa como 105 mil milhões de euros em fundos comunitários desde que aderiu à UE até agora. O histórico da maioria dos fundos já nós os conhecemos, primeiro vão para a raia maior e raia menor fica com migalhas, assim acontece com imensos pequenos projectos com potencial que querem produzir e criar emprego.

Ser empresário em Portugal é o cúmulo, não se sabe como se vai pagar salários ao final do mesmo ou mesmo se tem dinheiro para fazer face a compra de matérias primas para fazer acontecer a actividade produtiva, muitas das vezes, muitas empresas fecham mesmo tendo potencial e mercado, não por má gestão mas por falta de capital próprio, este é insuficiente, tendo então que recorrer a capital alheio. Ora, um empresário ou vai aos bancos, mas hoje leva um chuto, ou recorre ao Portugal 2020 dos fundos comunitários.

A minha amiga e colaboradora aqui no blog, a Cristina Miranda, relatou um caso de uma pequena empresária que cuja empresa produz roupas exclusivamente para mulheres com uns números mais acima, o que colmata uma insuficiência que existe hoje em mercado, tanto interno como externo. A Dina, dona da empresa, recorreu ao Portugal 2020 e não obteve resposta e nem muito menos um tusto para ajudar na continuação e aumento da sua actividade empresarial, hoje, com dificuldades, lá vai mantendo a empresa mas está à beira de fechar, um de muitos exemplos que por ai andam. Este é o Portugal real. O Portugal 2020 tem insuficiências brutais e é opaco.

Um governo, de qualquer cor partidária, tendo fundos disponíveis para a actividade produtiva, deve disponibilizá-los da melhor forma, não aos amigos, mas a toda a sociedade que queira produzir e empreender. Conhecem as rotundas e as piscinas municipais não é? Ou as obras que as autarquias estão agora a fazer para os Presidentes de Câmara ganharem votos? Pois… Parte dos fundos estão a ir para ai. Precisamos de mais betão? Não! Precisamos de políticos com mioleira.

Mauro Pires

Ajudem a Dina, uma doação de qualquer valor já é uma excelente ajuda. Clique no endereço e de seguida em BACK IT onde coloca a sua doação.

https://www.indiegogo.com/projects/buig-women-s-soul-needs-your-help–2#/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s