O Presidente Taki Tali Takulá

Marcelo Rebelo de Sousa

 

Prometi aos meus leitores fazer uma análise à Presidência do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, palavra dada é palavra honrada, como diria o Primeiro Ministro não eleito Costa. Marcelo fez me sentir, e ainda faz, sentir falta de Cavaco Silva não por este ter sido um mau Presidente, muito pelo contrário, foi o Presidente certo na altura certa, o maior período de dificuldades de que há memória em Portugal tinha que ser comandado com alguém com perfil institucional e, que nos bastidores, conseguisse amparar e ajudar Pedro Passos Coelho a conseguir terminar o programa de ajustamento sem percalços de maior, e conseguiu, apesar das irrevogabilidades pelo meio. Cavaco era um Presidente da República, cumpria as suas funções para o qual foi eleito, e ganhou eleições 5 vezes(quatro com maioria), coisa que a oligarquia não gosta e não tolera, onde já se viu alguém de direita em Portugal colocar no chinelo a esquerda? Cavaco conseguiu, como não veio das elites instaladas no poder e em certos locais mais obscuros, é para atacar, quem ataca não mostra quem tem por trás, a cobardia não é bom sinal de gente crescida. Além de fazer comichão a muita gente, Cavaco era e é economista, conhece como poucos os problemas estruturais da economia portuguesa, duvido que o actual Presidente, a máquina mais eficiente do Mundo distribuidora de beijinhos, saiba nem um terço dos problemas, e se os sabe, é superficialmente.

Muitos acusavam Cavaco de ser o “cúmplice” de Passos, o porquê que a elite já não berra, fala e esperneia que Marcelo é “compincha”, é ” amigalhaço”, é “porreiro pah”, com Costa? O que é que Marcelo tem de diferente de Cavaco? Porquê que há dois pesos e duas medidas? Um é da elite e da oligarquia, não vem do “sistema”, e o outro é um outsider. Sabemos que em Portugal as coisas funcionam por nomes familiares, ou porque é conhecido deste e daquele, é filho do traquina e não é do Belchior ou é da Casta, mas a injustiça tem limites, e a toda imparcial comunicação social podia ser só um bocadinho mais justa, não faz mal a ninguém.

Marcelo é tudo e não é nada, ora é a favor “de contas públicas sãs” e dá uns beijinhos e pega na esquerda e ganha votos, ora larga a esquerda e vai à direita da esquerda dizer que o trabalho do governo anterior foi bem feito, apazigua os zangados e mantêm os votos. Se a carne está podre come peixe, se o peixe está podre come legumes, não existe uma linha de coerência de pensamento a não ser um projecto pessoal, e de adolescência, de poder onde o principal objectivo é afastar quem mais odeia do poder, Pedro Passos Coelho, não me perguntem porquê, mas talvez não ajudar o amigo Salgado fez de Passos um alvo a abater ainda maior do que já era, a vingança serve-se doce e Marcelo já não anda cá há uns dias. A pergunta é, queremos um Presidente afectuoso, fofinho, diz umas banalidades, que se preocupa se vai a uma reeleição porque entretanto as colunas de barro da gerigonça podem desmoronar e não quer levar com responsabilidades em cima, que está sempre com tácticismo político colando-se a António Costa para garantir um eleitorado, e se este cair, diz que o apoio sempre não tendo culpa de nada… Enfim… A resposta é: Quem é Marcelo Rebelo de Sousa? Presidente da República de Portugal? Professor Catedrático? Comentador? O beijocas?

É caso para dizer, Ai Jesus.

Mauro Pires

Queria agradecer ao Fernando Miranda pelo título do artigo.

P.S: O PortugalGate já tem página de facebook! Siga-nos mais facilmente: https://www.facebook.com/PortugalGate-1731269987184043/

Anúncios

5 comentários em “O Presidente Taki Tali Takulá

  1. Diria que demonstra, como muito pouca gente na Europa, a falência intelectual e a corrupção moral do tradicionalismo e centralismo partidário. Mas ainda não nos chegaram a Portugal as mudanças que se verificam lá fora. É o nosso costume andar sempre atrasados nestas coisas. Por isso lá se vai passeando o Marcelo no país das ainda maravilhas para a política baixa, de causas, sem sentido ou rumo.

    (Já agora, dava jeito acrescentar um link do feed RSS ao blog. Tive que ir buscar o endereço ao código-fonte da página para o acrescentar ao meu news reader. https://portugalgate.wordpress.com/feed/)

    Curtido por 1 pessoa

    1. O Marcelo não passa disto mariofig! Vamos ver como reage a uma crise económica e como a gere. Obrigado pelo reparo, o blog dentro de poucos dias terá o dominio “comprado” e estará em todos os motores de busca, assim acompanhar-nos-á mais facilmente.

      Curtir

  2. Kokonaista possun sydäntä voi satunnaisesti löytyä ihmisten ruokakaupastakin tai hysutvaruvtetilna lihatiskiltä! Ihana kuulla että Mindy voi fyysisesti paremmin, vaikka henkinen hyvinvointi onkin koetuksella…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s