Execução orçamental 2016 : a esquizofrenia

Texto lido : https://www.youtube.com/watch?v=0v0c-KWoxFQ

– Segundo os dados provisórios, a despesa das Administrações Públicas anda nos 83.400 milhões. O orçamento mais baixo nesta rúbrica durante o último Governo PSD-CDS foi o de 2012 (81.000 milhões). Ou seja, PS, PCP e BE estão a manter a despesa a níveis comparáveis aos de PSD e CDS!!! Aplicam quase tanta austeridade na despesa que a Direita!!!

– Quanto à despesa consagrada aos salários, ela continua abaixo do nível de 2011, e substancialmente ainda mais abaixo do nível de 2009 a última vez em que houve aumentos. Ou seja, os trabalhadores do Estado ainda não recuperaram, no seu conjunto, rendimentos nenhuns!

– É preciso recuar a 2011 para encontrar uma parcela maior do orçamento usada para pagar os juros. Ou seja, este Governo não pode usar nenhuma desculpa em relação aos mercados, e o novo conselheiro do Banco de Portugal faria melhor de estar calado e estudar mais.

– As transferências correntes, onde está nomeadamente inserido o montante para pagar as pensões, estão abaixo do nível de 2013 (o recorde). Mais uma vez PS, PCP e BE continuam a promover mais ou tanta austeridade na despesa que a Direita.

– Inútil falar das despesas consagradas ao investimento e de capital que atingiram os números mais baixos desde que a Pordata faz registros, e provavelemente os mais baixos em 60 anos.

Por concluir, este Governo estatista até está a ter um bom desempenho em matéria de controle da despesa. Sendo liberal esse tipo de notícias seriam motivo para me dar um sorriso pelo menos.

O problema é que em 2011, o Governo PS também tinha anunciado que o défice tinha acabado nos 7% do PIB, e já nessa altura todos suspeitavam que seria mentira…

Outro ponto que gostaria ressalvar, é sobre as cativações que o Governo terá efectuado. Francamente eu até acho bem essas medidas terem sido tomadas. O Estado gasta muito e mal, logo esta medida apenas peca por não ser permanente (mas mesmo assim há esperança, Milton Friedman dizia que não há nada mais permanente que um programa provisório de um Governo).

O problema está noutro lado. De uma parte tem havido denúncias que vários serviços do Estado, a Saúde nomeadamente, têm sofrido com essas cativações o que se tem repercutido nas pessoas. Ora mesmo com as cativações e outros cortes, o Orçamento de Estado ainda é um dos maiores da nossa História[1]. Isso demonstra a que ponto o Estado é um poço de incompetência brutal.

Então como é possível os serviços, com dotações das maiores da História[2], continuarem a ser incapazes de satisfazer as necessidades mais urgentes das pessoas?! E depois há quem tenha a lata de dizer que sem o Estado as pessoas seriam abandonadas à sua sorte?!!! Estamos a brincar com quem?!

Isso não seria um problema tão grave se tivessemos um sector privado suficientemente forte para corrigir as falhas do Estado. Ora o episódio dos contratos de associações é um exemplo que demonstra que este Governo, não contente de ser incapaz de ajudar as pessoas, ainda quer criar mais dificultadades…

É mais que tempo os portugueses encararem a realidade: o Estado destrói as nossas vidas. Não precisamos de políticos. Temos que reapropriar-nos do Estado e o pôr a funcionar como qualquer um de nós funciona ou seja, sem roubar e a assumir as consequências das nossas escolhas.

Serão precisas quantas bancarrotas, quantos desempregados, quantas dificuldades, quantas ditaduras mais para te comportares como um adulto Portugal?

 

Fontes :

http://www.pordata.pt/Portugal/Despesas+das+Administra%c3%a7%c3%b5es+P%c3%bablicas+total++correntes+e+de+capital+(base+2011)-2790

http://www.pordata.pt/Portugal/Despesas+das+Administra%c3%a7%c3%b5es+P%c3%bablicas+total+e+por+classifica%c3%a7%c3%a3o+econ%c3%b3mica+(base+2011)-2791

[1] Andamos à beira da esquizofrenia com este Governo. “Devolve” salários e pensões, mas mantem a despesa nesses itens abaixo dos recordes, faz cativações, mas mesmo assim a despesa continua altíssima.

[2] Se bem que, felizmente, menores que o recorde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s